Rua do Lagar n.º 35 - Lamarosa - Coimbra    239 951 244    917 217 116
   

Mercado do Azeite em Portugal

Publicado em
29 Abril 2020
Azeite Dentinho
Azeite Dentinho

Receitas com Azeite Dentinho

Graças á pressão da descida de preço, ás campanhas de revalorização do papel do Azeite na, alimentação e ao reforço da percepção do seu valor nutricional, o Azeite volta a “estar em moda” e a apresentar importantes sinais de crescimento do Mercado, que apraz registar. Para qualquer Mercado que atravessa uma fase de amadurecimento é determinado o seu rejuvenescimento, com condição sine qua non, para que o dinamismo desta categoria se mantenha .
Graças á pressão da descida de preço, ás campanhas de revalorização do papel do Azeite na, alimentação e ao reforço da percepção do seu valor nutricional, o Azeite volta a “estar em moda” e a apresentar importantes sinais de crescimento do Mercado, que apraz registar. Para qualquer Mercado que atravessa uma fase de amadurecimento é determinado o seu rejuvenescimento, com condição sine qua non, para que o dinamismo desta categoria se mantenha . As tendências de consumo são claras e apontam diversos factores mobilizadores relevantes e aplicáveis no Mercado de Azeites:
  • A preparação em substituir gorduras saturadas por gorduras mais soudáveis e equilibradas;
  • A paixão crescente por produtos naturais, sem intervenção / processamento químico – num quadrado de uma Agricultura cada vez mais próximo da Agricultura Biológica ;
  • A preocupação com a dieta alimentar e a procura de produtos com maior valor nutricional, com todas as garantias, em termos de qualidade e segurança alimentar;
  • A busca de sabores regionais, característicos e genuínos, por oposição a uma comida cada vez mais indiferenciada e “plástica”.
Por isso, o Azeite pode ser muito mais do que uma categoria segmentada apenas, pelos atributos resultantes da variação do teor de acidez. São inúmeras as oportunidades de desenvolvimento e sofisticação desta categoria, nomeadamente, pelo recurso a processos tecnológicos mais “ecológicos “, à selecção dos frutos (espécies, regiões e teor de manutenção) e á reprodução de saberes tradicionais / regionais . Consumo de Azeite em Portugal O melhor azeite que se encontra nas prateleiras dos supermercados é nacional, sendo que este ocupa já um lugar de destaque dos consumidores portugueses, devido ao aumento do poder de compra e á descida dos preços do produto. Se a tendência verifica nos últimos anos se mantiver, o consumo de azeite a nível nacional poderá alcançar os 8 quilogramas anuais per capita, valor muito superior aos 5,5 quilogramas registados actualmente. Portugal é um país tradicionalmente consumidor de azeite. Depois de um período em que, por razões conjunturais a que está ligada a forte concorrência dos óleos de sementes, o consumo per capita de 10,3 Kg/habitante/ ano registado em 1960 ter passado, para os níveis de 3,3 Kg, perspectivou-se uma tendência para o seu aumento, o que veio a verificar-se . Em 1994/95 consumiu-se internamente 58 mil toneladas de azeite, atingindo-se em 1998/99 um valor próximo das 60 mil toneladas. As profundas raízes culturais de consumo de azeite em Portugal, a par das campanhas de promoção e da divulgação junto dos consumidores dos benefícios para a saúde do consumo deste tipo de gordura, justificaram esta recuperação. O acréscimo do consumo ocorreu nos países produtores, tradicionais consumidores, mas sobretudo em países que não produzem azeite, onde a criação de hábitos de consumo de um produto importado é mais difícil (….)

Últimas informações Azeite Dentinho

Receitas com Azeite Dentinho

Dia da Receita com Azeite Dentinho

10 Abril 2021 por Azeite Dentinho
Mercado Azeite

Mercado do Azeite em Portugal

29 Abril 2020 por Azeite Dentinho
Azeite

Classificação dos Azeites

02 Abril 2020 por Azeite Dentinho

Azeite Dentinho © 2010-2021

By AMAZING WEB